quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SE NÃO HOUVER TRISTEZA...

Bom dia, queridos!

Meu dia amanheceu extremamente musical! Muito bom fugir um pouquinho da realidade, passear por estórias já vividas... ontem assisti "O Mistério do Samba da Portela", finalmente! Pra não quebrar a promessa, esperei pra assistir com alguém com quem valesse muito a pena comentar cada detalhe, cantarolar cada sambinha com o mesmo prazer... É, Rodrigo, tinha mesmo que ser com VOCÊ!
;)

Ao longo de uma narrativa emotiva através de conversas informais de Marisa Monte com Paulinho da Viola e com os integrantes da Velha Guarda da Portela, mais do que qualquer mistério, é desvendada a nobreza e todo sentimento que se esconde na face e nas obras compostas pelos mestres! E muito é revelado através dos silêncios e das emoções visíveis, estampadas nos olhos marejados de quem vive da saudade.

O Mistério do Samba é isso: nostalgia, sensibilidade, emoção, saudade.

Uma série de histórias vão se sucedendo através dos depoimentos espontâneos dos veteranos do samba (divertidíssimo o trecho em que Seu Argemiro, com ar maroto, conta como descobriu o significado da palavra copular!), sendo a edição do documentário extremamente caprichada, o que nos dá a impressão de que uma cena parece levar à outra. E um mistério leva a outro: sambas inéditos descobertos, a cultura machista perceptível nos depoimentos dos malandros em relação às suas mulheres, e a força e importância que essas mesmas mulheres demonstram, decisivas, inclusive na "propagação" dos sambas compostos por seus homens.

Numa das muitas críticas que li, uma delas diz: "Mais do que um documentário, O Mistério do Samba é um inventário afetivo dos sentimentos e vivências de artistas que, driblando as dificuldades do duro cotidiano, fazem e cultuam o samba mais nobre. Nisso reside o mistério. E o olhar afetivo de Marisa sobre estes artistas emociona pela riqueza do que é dito. E do que não é dito, mas transparece na tela. "

E olha eu aqui, assinando embaixo!

Pra mim, é um clássico: IMPERDÍVEL!

Nota: 10 (tenho escolhido bem ultimamente)

Meu bem, por que estás assim, tão triste?
Alguma coisa em você existe...
A tristeza, amor, só nos causa dor,
Volta, vem cantar para esquecer a sua mágoa
Que trás os seus olhos rasos d'água!

A vida desse mundo só nos dá prazer
Eu fico muito triste ao lhe ver sofrer
Você é alegria do meu lar,
Volta novamente, vem cantar!

Manacéa

"Se não houver tristeza, o samba não fica bonito!"

:)

Nenhum comentário: