segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A NATUREZA HUMANA E A MALDADE DE CADA UM

O dia de hoje e seus acontecimentos me fizeram parar pra pensar na falta de humanidade, no egoísmo humano e, principalmente, na FALTA DE AMOR entre nós. Minha amiga veio me dar uma sacudida, e entre tantos planos de "vingança aos maus" que traçamos e nem sempre pomos em prática (rs) disse uma coisa certa: - amiga, o Homem é mau, como já dizia o homem lá da faculdade! Foi mais um tempão pra poder lembrar quem era o tal do "homem da faculdade" e suas considerações sobre a Humanidade. Elementar, minha cara amiga, o tal cara é Maquiavel.

Já se sabe: Maquiavel não acreditava numa política inspirada pelo amor. Nem acreditava no amor humano. Nas suas palavras:

"Pode-se dizer isto, em termos gerais, a propósito dos homens: que eles são ingratos, inconstantes, fingidores e impostores, cobardes e gananciosos..."

Mas será que somos realmente os seres «ingratos, inconstantes, fingidores e impostores, cobardes e gananciosos», incapazes de amar, de que ele fala? Que não somos santos e que estamos bem longe de tal, todos sabemos. Mas terá pertinência os termos em que somos definidos por Maquiavel? Será que o nosso amor é tão falso quanto ele diz que nós o somos? Acho que Maquiavel definiu-nos mal. Ela não captou a nossa "ambivalência". Nós somos mais como uma lua, com duas faces, uma das quais escura, como disse Mark Twain: «Todo o homem é uma lua, com um lado escuro permanentemente escondido dos outros». Temos em nós o mal, mas será mesmo que somos capazes do BEM, como achava Píndaro?

"O homem é um sonho de uma sombra. Mas quando uma abençoada claridade chega, pousa sobre os homens uma luz radiante, e uma vida suave."

Mais: por via da nossa consciência e inteligência, podemo-nos elevar, e elevar a nossa capacidade de amor. Devemos negar Maquiavel (ainda que o nosso lado escuro esteja sempre pronto a espreitar, e a alimentar pesadelos) e acreditar que, dentro de cada um, esconde-se um pouquinho de AMOR???


Fica aí uma reflexão para todos...


Citações: Maquiavel e a sua Visão do Homem e da Política

Maquiavel, 1469-1527, Político e historiador Italiano

Livro mais famoso: >>> "O Príncipe"


"Pode-se dizer isto, em termos gerais, a propósito dos homens: eles são ingratos, inconstantes, fingidores e impostores, cobardes e gananciosos; enquanto trabalhares para seu bem e o mal estiver longe, eles estarão a teu lado, e oferecerão o seu sangue, a sua propriedade, as suas vidas, e os seus filhos; mas quando o mal chegar perto de ti, eles virar-te-ão as costas. Sempre que desejares fundar um Estado e dar-lhe leis, parte do pressuposto de que todos os homens são maus e sempre dispostos a mostrar a sua natureza viciosa, sempre que a ocasião se lhes deparar. Aquele que estabelecer uma tirania e não matar Bruto, e aquele que estabelecer um regime democrático e não matar os filhos de Bruto, não durará muito. Se tens que injuriar alguém, que isso seja feito de forma tão severa que a vingança não tenha que ser temida. É melhor ser temido do que amado, e mais prudente ser cruel que compassivo. Uma vez que o amor e o medo raramente podem coexistir, se tens que escolher um dos dois, é muito mais seguro seres temido que amado. Astúcia e dissimulação servem melhor o homem do que a força."

Dá-lhe Maq!

Nenhum comentário: