quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PROMESSA MATRIMONIAL

Ontem, a atriz Juliana Paes trocou juras apaixonadas no altar, diante de Deus, do Pastor e de uma muvucada de famosos... não que eu esteja completamente desacreditada no matrimônio, o que não seria surpresa, mas esse ti ti ti em torno de "celebridades" já é tão manjada, e tão clichê... lembro que Fábio Jr e Patrícia de Sabrit trocaram idênticas juras de amor, prometendo um ao outro amor e fidelidade, "até que a morte" os separasse. Nenhum dos dois morreu, bom pra eles, mas 3 meses depois, as tais juras escoaram pelo ralo, juntamente com o amor e tudo o mais que veio no pacote. Um amor de verdade deveria estar à venda nas Casas Bahia, só assim, vc não teria a desculpa de que se enganou na escolha... amar é muito bom, muito gostoso e muito bonitinho, mas tenho acompanhado a verdadeira saga que minhas amigas vêm enfrentando ou ainda enfrentam em prol de uma vida em comum, com alguem que não é e nem será perfeito. Sou da opinião de que toda mulher, assim que nascesse, deveria ser vacinada contra a "síndrome de Cinderela", só assim já estariam preparadas para a vida dura e pedregosa que é a do RELACIONAMENTO A DOIS, parariam de uma vez por todas de fantasiar que existe o tão esperado príncipe encantado. Eu fui vacinada pela VIDA, mas continuo em busca daquele que não vai me entender, vai questionar sempre o porquê de tudo, dizer que eu choro à toa, que sou marrenta, brigona e malcriada, que vai deixar a toalha molhada jogada pela casa e largar meias e cuecas pelo chão do quarto, roncar a 880 decibéis, reclamar da minha TPM e dizer que cólica é frescura, porque afinal de contas, por mais realista que eu seja, não posso negar que espero por isso. "O mal do século é a solidão", como dizia Renato Russo, mas eu não quero ficar sozinha aqui pra apagar a luz e trancar a porta no fim de tudo... rsrsrs....

Aí embaixo, transcrevo o texto de Mário Quintana que fez parte dos votos "eternos" de Juliana:

"Em maio de 98, escrevi um texto em que afirmava que achava bonito o ritual do casamento na igreja, com seus vestidos brancos e tapetes vermelhos, mas que a única coisa que me desagradava era o sermão do padre: "Promete ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-lhe e respeitando-lhe até que a morte os separe?" Acho simplista e um pouco fora da realidade... Dou aqui novas sugestões de sermões:

* Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade? * Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica? * Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar? * Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela? * Promete se deixar conhecer? * Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor? * Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda? * Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros? * Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina? * Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."

Autor: Mário Quintana

2 comentários:

Anônimo disse...

Só para alertar que o texto "Promessas Matrimoniais" não é do Mário Quintana, e sim de Martha Medeiros... Segue o comentário da autora em seu blog no dia do ocorrido... "Soube também que o padre que celebrará o casamento da atriz Juliana Paes está pensando em ler o texto "Promessas Matrimoniais" do... ops, do Mario Quintana???? Sou grande admiradora do poeta, mas se alguém conhecer a moça, avise-a: não é do Quintana, é de minha autoria, o texto está publicado no meu livro "Montanha-Russa". E as clonagens literárias seguem dando pano pra manga..."

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=101190&blog=255&coldir=1&topo=4235.dwt

** Dona Cris ** disse...

Ótimo ter me avisado! Nem fui verificar a procedência por falta de tempo, pois sempre faço! A cultura do povo é totalmente "maria-vai-com-as-outras" mesmo, como disse a própria Martha, "clonagens literárias", e isso é foda!
Valeuuuu!!!