domingo, 19 de outubro de 2008

DOE VIDA



* Dona Cris * a favor da doação de órgãos! Aliás, tenho idéias próprias acerca do assunto... por que não tornar-se obrigatória a doação de orgãos após a detecção de morte cerebral? Por que não criar um projeto de lei que incentive essa prática? Tá certo que existem seu prós e contras, afinal de contas, diante de uma sociedade sem o minimo de escrúpulos e amor ao próximo, os roubos de órgaos e a prática do tráfico deles aumentaria, mas seria preciso ir mais além do que minhas insanas idéias, pôr no papel algo relacionado a isso, afinal de contas, pra quê levarmos para debaixo da terra preciosos "pedaços" que poderiam salvar vidas? Em vida, podemos optar por doarmos ou não, mas após o fechar definitivo dos olhos, a doação não deveria ficar à critério da família... No Brasil, ainda que a pessoa se identifique como doadora, a captação do órgão só acontece se o hospital tiver o aval familiar: absurdo! Independente de credo ou religião, o corpo, após a morte, deveria ser tratado como OBJETO PÚBLICO. Meio louca e radical essa minha idéia, mas não vejo finalidade de manter um corpo intacto, e levá-lo assim para debaixo da terra, pra servir de adubo, enquanto tantas pessoas morrem nas filas de espera, por um rim, uma córnea, um fígado, um coração!




Meu Testamento

"Um dia, após certifica-se de que as funções vitais de meu cérebro cessaram, um médico atestará meu óbito. Quando isso ocorrer, não tente prolongar minha vida artificialmente. Em lugar disso, dê minha visão a quem nunca viu o nascer do sol,o rostinho de uma criança ou o amor nos olhos de uma mulher. Dê meu coração a quem sempre sofreu distúrbios cardíacos. Dê meus rins para quem depende da máquina para existir a cada dia . Tire meu sangue, meus ossos, cada músculo e nervo do meu corpo, mas arranje um jeito de fazer uma criança aleijada andar sozinha. Explore cada centímetro do meu cérebro. Tire minhas células, se necessário, e deixe-as crescer para que um dia, um garotinho mudo possa gritar quando seu time marcar um gol, ou uma menina surda possa ouvir o som da chuva batendo na janela. Queime o que restar de mim, e atire as cinzas ao vento para que ajudem as flores a crescer. Mas se você quiser enterrar alguma coisa de mim, que sejam as minhas fraquezas, minhas falhas e todo preconceito que eu possa ter tido para com o próximo. E se você quiser lembra-se de mim, faça-o através de uma boa ação ou palavra amiga a qualquer pessoa necessitada. Se você fizer tudo que pedi, viverei para sempre..."

(é controversa a autoria desse texto)


Saiba mais sobre DOAÇÃO DE ORGÃOS no site da ADOTE: Aliança Brasileira de Doação de Órgaos e Tecidos.


Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO LINDO ESSE TEXTO SOBRE DOAÇOES DE ORGAOS,PARABÉNS LINDA.BEIJOS....