sábado, 19 de julho de 2008

* Contrários *

Só quem já provou a dor
Quem sofreu, se amargurou
Viu a cruz e a vida em tons reais
Quem no certo procurou
Mas no errado se perdeu
precisou saber recomeçar

Só quem já perdeu na vida sabe o que é ganhar
Porque encontrou na derrota o motivo para lutar
E assim viu no outono a primavera
Descobriu que é no conflito que a vida faz crescer

Que o verso tem reverso
Que o direito tem avesso
Que o de graça tem seu preço
Que a vida tem contrários
E a saudade é um lugar
Que só chega quem amou

E que o ódio é uma forma tão estranha de amar
Que o perto tem distâncias
E que esquerdo tem direito
Que a resposta tem pergunta

E o problema solução
E que o amor começa aqui
No contrário que há em mim
E a sombra só existe quando existe alguma luz.

Só quem soube duvidar
Pôde enfim acreditar
Viu sem ver e amou sem aprisionar
Quem no pouco se encontrou
Aprendeu multiplicar
Descobriu o dom de eternizar

Só quem perdoou na vida sabe o que é amar
Porque aprendeu que o amor só é amor
Se já provou alguma dor
E assim viu grandeza na miséria
Descobriu que é no limite
Que o amor pode nascer...

Pe. Fábio de Melo

Com a proximidade do Dia do Amigo, tenho feito reflexões acerca do assunto... tenho me lembrado de amigos distantes, amigos ausentes, amigos passados, mas nunca esquecidos. Sempre acreditei que colhemos aquilo que plantamos, que o outro age conforme agimos, como se fôssemos espelhos. Em toda a minha vida, esbarrei com pessoas maravilhosas e que tenho doado amor numa boa medida, pois me sinto amada verdadeiramente por aqueles que me cercam... é o amor retornando para dentro de mim, na mesma proporção, ou até mais, do que tenho oferecido. Mas existem certas mágoas dentro de mim que não podem simplesmente ser arrancadas do meu coração, como se fosse erva daninha num canteiro florido... e que tenho pedido a Deus para arrancá-las naturalmente, com o passar do TEMPO. Por mais clichê que seja a bendita frase de que "o tempo cura", é essa a mais pura verdade. E tais reflexões e orações tem surtido efeito, ainda que em doses homeopáticas. Ouvindo o Padre Fábio hoje, chorei ao concluir que "aprendemos que o amor só é amor se já provou alguma dor". Me lembrei de uma pessoa que anda meio distante por conta de uns "incidentes" de um passado não muito distante... algumas pessoas me dizem que estou exercitando o meu dom de PERDOAR, mas quem sou eu, tão insignificante e pequenina aos olhos de Deus, pra ter esse poder? Daí a tal frase foi se fixando naturalmente dentro de mim: "SABEMOS QUE O AMOR SÓ É AMOR SE JÁ PROVOU ALGUMA DOR"... cheguei à conclusão de que amizade é isso, é entender de uma vez por todas que o outro é HUMANO, que ele também vai errar, que também vai tomar decisões sem pensar, que ele também está sujeito ao engano, assim como eu também estou. Todos temos fraquezas, dúvidas, medos... e ser AMIGO é justamente entender isso, por mais que nos chateemos ou fiquemos aborrecidos momentaneamente... porque os motivos para "perdoar" acontecem no dia-a-dia, na convivência, nos gestos, nas atitudes. E lembrei que essa amiga esteve presente em tantos momentos da minha vida, bons, ruins, péssimos.. já enxugou minhas lágrimas, já sentiu minhas dores, já se preocupou, já me amparou, já chorou de rir comigo, já me abraçou verdadeiramente e disse me amar. E é esse o verdadeiro motivo pra chamá-la de amiga, É PRECISO SABER RECOMEÇAR... minha amiga me lê, sabe do que falo... é preciso RECOMEÇAR. Obrigada por existir, obrigada por fazer parte da minha vida. Sinto sua falta, falta da sua família, onde sempre fui tão bem acolhida, falta do seu marido, que é tão importante pra mim como você é. Que Deus possa fortalecer nossa amizade.
É isso aí... pra você dedico esse vídeo... porque "de você, não esqueço jamais"...


Um comentário:

Unknown disse...

Me fez chorar "de novo".
Te amo amiga! Eu estava ansiosa pelo "seu tempo"...