quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A M... DO FIM DE ANO

"Muita saúde, paz e amor e que todos os seus sonhos se realizem!" - Com essa frase de pára-choque de caminhão começa o inferno de fim de ano. Tá, eu sei que é uma época de confraternização, de reencontrar a família, ganhar presentes e tirar aquela semaninha de férias pra viajar. Mas, cá pra nós, a tal confraternização parece que não tem fim. Primeiro com o pessoal do trabalho: colegas que você vê todos os dias, não aguenta mais olhar pra cara deles e na festa se abraçam como irmãos! Depois, o pessoal do colégio: pessoas que vc nao enocontra há anos, os homens estão a cara do seu pai e o assunto é aquele dia na sétima série em que você foi expulso ou jogou bolinha de papel no professor de geografia. Superinteressante! Depois vem a confraternização do trabalho do seu marido, dos amigos de infância, do prédio, da faculdade... vale lembrar que esses encontros são "rachados" por todo mundo e se você bebe duas cervejinhas em cada um, estará pagando as 20 cervejas de gente como o seu chefe gordinho e animado, que sempre acaba a noite cantando "Viver e não ter a vergonha de ser feliz...". E ai de você se não completar "Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz".

Compras de natal, shopping lotado, presente pra sogra que não gosta de nada, pro marido da cunhada com quem você não tem a menor intimidade, pras crianças. E aí vem a mais importante das confraternizações: o amigo-oculto de uma família que não é a sua. É claro que você tira a tia distante do seu marido. E ganha um sabonete, um shortinho balonê ou um CD do Roberto Carlos.

Viajar: ato de ir a um ou outro lugar mais ou menos afastado. Nesse caso, é melhor que se vá a um lugar menos afastado. E de carro. Depois de trabalhar o ano inteiro, é dificil ter saúde para esperar dez horas no aeroporto (só na ida) pra tirar férias. É claro que todo mundo vai ter a mesma ideia e o engarrafamento que seria de quatro horas, pula pra oito. Mas pelo menos você vai viajar com amigos que estão na mesma roubada. Depois de reservar uma pousada não muito cara, você começa a ligar pros mais íntimos pra saber quem quer ir. A essa altura, você é praticamente a guia turística do Ano Novo. Junta o dinheiro de todo mundo, uns atrasam, outros anotam o número da conta errado, você adianta, entra no vermelho.

Chegou a hora de se dedicar ao reveillon: comprar rosas brancas, comer uvas e comprar calcinha vermelha. Calcinha vermelha no reveillon é igual a último dia de liquidação, só tem tamanho GG ou aquele fio dental que machuca a bunda! Os homens também são obrigados a comprar uma calça branca que nunca mais vão usar na vida, a menos que sejam médicos ou dentistas. Detalhe: roupa branca nesta época do ano custa o dobro do preço.

Perto da meia-noite. A calcinha vermelha está gritando na roupa branca. A calça branca está manchada de vinho e a gente bebe, bebe, bebe. Como esqueceu de comer, fica enjoado e quer deitar logo. Mas os amigos estão animadíssimos cantando "Viver e não ter a vergonha de ser feliz" (a música que seu chefe adora). Uns passam mal, outros caem na piscina bêbados. E se a comemoração é em uma praia muito grande, periga de vc se perder do seu grupo de amigos na hora da virada. Depois de limpar o vômito de algum amigo que nao sabe beber e, no caso de quem tem filhos, ficar com a criança que acordou com os fogos de artifício e não vai dormir tão cedo, é hora de cair na cama com o dia amanhecendo. Nao sei de vocês, mas dormir com o dia amanhecendo me deprime um pouco.

O ano que passou teve mais de 10 feriados, eleições, carnaval. Quem disse que eu precisava de férias? Melhor também desligar a televisão, porque a tal da retrospectiva é pior do que filme de terror. O que eu tenho mesmo pra comemorar? Falta pouco mais de um mês para o carnaval, agora sim eu vou descansar!


*************

Queria ter escrito essa crônica, porque é a minha cara! Apesar de me imaginar pronunciando estas mesmas palavras, é da INGRID GUIMARÃES. Mas tb nunca gostei de festas de fim de ano... a não ser pela expectativa de um ano novinho chegando, com novas esperanças, novos planos, projetos. Mas a casa cheia de tias chatas, o estômago doendo de tanto comer porcaria, fora a diarréia que nozes e avelãs causam no dia seguinte, me deprimem. Hehehe... que venha o ano novo!

Sumi, amigos, sei que repararam que nao ando atualizando o blog, não por falta de momentos interessantes, mas pela falta de tempo mesmo, e pela falta da conexão em casa. Então, forçosamente, foi um período de "meditação" e "abstinência virtual", mas to voltando. Mês passado teve a comemoração do meu aniver e nem postei as fotos ainda, o show do Capital Inicial que foi demaissss e o cineminha meu de cada dia - asissti ao novo 007. Fora isso, amenidades na minha vidinha mais ou menos. Sem novidades, sem grandes emoções. Mas por falar em emoções: AMANHA VOU AO SHOW DO ROBERTO CARLOSSSSSSSSSS!!! Minha mãe merece esse presente e a minha companhia, claro! rsrs...

Um beijo a todos e até a próxima!

Um comentário:

Anônimo disse...

é, mãe é mãe, vale qualquer sacrifício, até mesmo Roberto Carlos..rsrs
beijos querida